Flor da Quaresmeira representa o mês de março

0
23
Flor da Quaresmeira representa o mês de março

Para as terapias holísticas, cada mês é representado por uma flor

Flor da Quaresmeira, representa o mês de março, conhecida cientificamente pelo nome Tibouchina Granulosa, que segundo a tradição popular nasce no período da Quaresma.

Conheça a lenda dessa planta abaixo:

Há muitos anos havia numa vila, uma garota de nome, Quitéria, com a pele muito branca e os olhos da cor lilás. Ela também gostava de animais e seu sonho era ser uma médica de bichos.

Aos cinco anos de idade, ao ir pela primeira vez na missa da Quaresma, ela ganhou a marca das tradicionais cinzas na testa. Quando chegou em sua residência, a pequena não quis lavar a marca e passou os quarenta dias da Quaresma orando e realizando curas.

A garota só lavou a testa no domingo de Páscoa. A partir daquele ano, em toda a Quaresma, Quitéria realizava o mesmo ritual e somente lavava a testa no domingo pascoal.

Assim ela ganhou o apelido de Quaresmeira.

Porém aos doze anos, a pequena pegou meningite e desencarnou.

Um ano depois, brotou uma árvore, desconhecida com flores lilases e roxas ao lado do seu túmulo. A população percebeu que essas flores apenas surgiam no tempo da Quaresma. Assim por causa desse acontecimento e pela planta ter brotado ao lado do túmulo de Quitéria, essa árvore recebeu o nome de Quaresmeira.

Reza a lenda que o fantasma de Quitéria sempre sai de dentro de uma planta Quaresmeira, na época da Quaresma e essa alma sempre caminha com marcas de cinza na testa. Então sempre quem faz um pedido para uma flor da Quaresmeira, no tempo da Quaresma, tem o seu sonho realizado.

Dizem que as flores lilases, da Quaresmeira, representam a cor dos olhos de Quitéria. Além disso, lilás é a cor da Quaresma.

Pelo fato de Quitéria sonhar em ser uma veterinária, a Quaresmeira é usada para curar animais.

A tradição popular diz que a Quaresmeira é boa para expulsar a arrogância e recuperar a humildade. Diz o mito que quando ela está curando alguém arrogante, essa árvore chora.

Segundo a mitologia, dentro de sua espuma nascem as ninfas que sugam a seiva e jogam grande quantidade de liquido que sai do local pingando, em forma de lágrima, na terra. Esse fenômeno recebe o apelido de “choro da árvore”.

O banho com as flores de Quaresmeira é usado para expulsar traumas, medos e inseguranças.

Na tradição, dar uma flor de Quaresmeira ou uma muda dessa árvore a alguém é sinal de humildade.

Quando essa árvore cresce em locais agredidos, sua função é proteger as outras plantas com sua sombra.

Por: Luciana do Rocio Mallon

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here