HISTÓRIA

O Sindicato do Comércio Varejista de Flores e plantas de Curitiba e Região Metropolitana – Sindiplan , com Registro Sindical Junto ao Ministério do Trabalho nº 002.152.90538-0, Inscrito no CNPJ 668.829.092/0001-50, filiado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná – Fecomércio-PR, teve sua fundação em 21 de dezembro de 1992, por diversos empresários na época, dentre eles o senhor Francisco Macedo Machado (in memoriam), nos quais, enfrentavam grandes dificuldades no ramo de atividade, principalmente relacionados aos elevados impostos estaduais que incidiam sobre o comércio de flores.

Sendo esta uma das maiores conquistas do Sindiplan, ou seja, a isenção total do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS sobre as flores.

Desde a sua fundação há quase 30 anos, o Sindiplan tem participado de Convenções Coletivas de Trabalho, nos quais, tem defendido os interesses de seus representados.

Também tem buscado junto à URBS a redução das mensalidades dos alugueis dos boxes da prefeitura.

E juntamente com os órgãos de fiscalizações, tem fiscalizado e combatido a venda de flores e plantas em via pública por atravessadores, principalmente em dias de finados e outras efemérides como dia das mães, dos pais e namorados, além da diminuição de alvarás para vendedores ambulantes nestes dias especiais.

Cooperou para a implantação do Mercado de Flores no CEASA de Curitiba.

Apoio e intermediação de conflitos juntos ao Procon.

Tem feito parcerias com empresas distribuidoras de flores, plantas e suprimentos.

Fretamento de ônibus para visitas técnicas e comerciais à Holambra-SP na busca de melhores negócios, qualidade e preços.

Também tem assinado convênios com parceiros de diversas áreas, em especial com empresas que ministram cursos de formação de floristas, bem como, de arranjos florais, decoração de ambientes, igrejas, cestas.

Cursos de gestão administrativa, financeira, vendas, marketing e comunicação entre outros.

Atualmente o Sindiplan convida os empresários do ramos do comércio varejista de flores e plantas de Curitiba e Região Metropolitana a participarem do quadro associativo para que possamos juntos fortalecermos a classe, defendendo inclusive os interesses do segmento, e com isso, proporcionando melhores condições de crescimento.

Hoje o Sindiplan possui uma nova gestão administrativa e de comunicação que busca não apenas fortalecer os negócios, mas proporcionar tanto aos clientes externos (consumidores) como internos (colaboradores e gestores), ferramentas administrativas e operacionais que fomentem o conhecimento e o crescimento empresarial e pessoal às (aos) empreendedoras (es) em relação aos processos ágeis, novas tecnologias e marketing.